AEE - O que é e o que faz?

  •  O AEE- Atendimento Educacional Especializado é um serviço da educação especial desenvolvido na rede regular de ensino que organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que visem eliminar barreiras para a plena participação dos alunos com deficiência, considerando as suas necessidades específicas. O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.
  • Apoia o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, disponibiliza o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização,  oferece tecnologia assistiva – TA, adequa e produz materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades especificas dos alunos, oportuniza a ampliação e suplementação curricular (para alunos com altas habilidades/superdotação) e ainda, articula com os professores, coordenadores e demais instâncias administrativas da escola, a fim de garantir a participação deste em todas as atividades escolares.
  • O AEE se destina a alunos com deficiência, aqueles que tem impedimento de longo prazo de natureza física, intelectual, sensorial. Alunos com transtorno globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.
  • O AEE é realizado no período inverso ao da classe comum freqüentada pelo aluno, preferencialmente na própria escola do aluno e em sala de recursos multifuncionais.
FONTE:

Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555,
de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria nº 948, de 09 de outubro de 2007.
MEC/SEESP
Política Nacional de Educação Especial na
Perspectiva da Educação Inclusiva
Texto adaptado

Nenhum comentário:

Postar um comentário