quinta-feira, 1 de março de 2012

A Depressão Infantil com Implicações nos Distúrbios da Aprendizagem

A Depressão Infantil com Implicações nos Distúrbios da Aprendizagem

O termo depressão tem sido empregado para descrever tanto um estado afetivo normal quanto uma tristeza aparente ou um sintoma ou transtornos associados. A tristeza constitui uma resposta às situações de perda, derrota ou outros desapontamentos. As situações de perda podem, por meio do retraimento, causar danos cognitivos, fisiológicos e comportamentais. De acordo com Scivolletto e Col. (1994), o termo humor é definido pelo DSM IV (American Psychiatric Association, 1994), como emoção pervasiva e mantida que, em extremos, marca o colorido da percepção do mundo pelo indivíduo.
A depressão é uma doença do organismo como um todo, que compromete o físico, o humor e, em conseqüência, o pensamento; altera a maneira como a pessoa vê o mundo e sente a disposição e o prazer com a vida. Segundo Bellone (2002), ela afeta a forma como a pessoa se alimenta e dorme como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre o que vivenciou ou fez.
Dessa forma Camon (1999) acrescenta que a própria historicidade de cada pessoa irá configurar situações específicas de dor e sofrimento que, alojadas à intensidade do envolvimento emocional com a pessoa que provocou o luto, reunirão características e determinantes bastantes especificas a cada caso.
PAIS E PROFESSORES IGNORAM SINTOMAS DA DEPRESSÃO INFANTIL

Sinais de tristeza, sonolência, sentimento de culpa e de rejeição, indisposição para atividades físicas são alguns indicadores de que um individuo pode estar sofrendo de depressão. E o que ainda é pior é constatar que na maioria das vezes esses fatos passam despercebidos tanto pelos pais dessas crianças quanto pelos professores, como conclui a psicóloga Mìriam Cruvinel.
Ela diz que um dos fatores mais críticos, indicando que a criança começa a manifestar sinais de depressão, é quando seu rendimento escolar cai e passa a não apresentar resultados satisfatórios dentro da sala de aula.
O que o estudo de Miriam tem mostrado é que tanto professores quanto os pais de alunos revelam dificuldades (ou desconhecem a questão por completo) para identificar, de maneira precoce, quando uma criança apresenta problemas que possam se caracterizar um processo de depressão infantil, em casa ou na escola.



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A Depressão Infantil com Implicações nos Distúrbios da Aprendizagem: Um Estudo Exploratório, por Mírian Cruvinel

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