sexta-feira, 21 de setembro de 2012

INFORMAÇÕES COLETADAS EM SALA

Aqui está um instrumento que é dede muita ajuda aqui em nosso AEE, sempre que um professor relata as dificuldades de um aluno ou sugere que ele seja seja "avaliado"  pelos técnicos da Educação Especial, eu peço o preenchimento dessa ficha, algumas vezes ao responder as questões, o próprio professor percebe que é desnecessário "AVALIAR" o aluno. O mais interessante no relato do professor são as questões de ordem pedagógica e é imprescindível que as respostas sejam muito claras para facilitar a interpretação dos dados, é extremamente importante compartilhar esses dados com o coordenador da turma, muitas vezes ele consegue identificar algo novo e relevante e o mais  importante é que dessa forma ele se torna colaborador e co-responsável pelas ações que se propõe a realizar. Outras idéias?  ....... Compartilhem!!


Prefeitura Municipal de Campo Grande – MS
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal Antonio Jose Paniago
AEE- Atendimento Educacional Especializado

Aluno:________________________________idade______ turma_______ período_____
Professora___________________________________________

ASPECTO COMPORTAMENTAL

1-      O aluno demonstra interesse e motivação frente ao conteúdo ministrado?



2- O aluno compreende o conteúdo ou demonstra dificuldade?      Qual?




3-      O aluno consegue realizar as atividades  que lhe são pedidas ou necessita algum tipo de auxilio? Qual?




4-      É necessário adequar o conteúdo para o aluno? Como isso é feito?



5-      Como é o relacionamento  do aluno com os colegas da sala?


6-      Como é o relacionamento do aluno com o professor?


7-      Como o aluno se comporta nas atividades em grupo: expõe ideias, aceita e respeita as ideias do outro, tem iniciativa?



8-      Quais  as dúvidas que você tem em relação às dificuldades do aluno?



9- Informações, sugestões ou outras observações que julga pertinentes neste questionário. (use o verso da folha)


ASPECTOS PEDAGOGICOS
1-      Escreve o próprio nome e sobrenome com autonomia?


2-      Distingue letras do alfabeto de outros símbolos gráficos?
3-      Conhece o nome das letras e o valor sonoro delas?
4-      Tem noção da diferença entre uma letra e uma sílaba?
5-      Ouve a leitura de textos longos sem se dispersar/ distrair?
6-      Lê palavras simples e /ou complexas?
7-      Compreende o que lê?
8-      Escreve com autonomia ou apenas copia?
9-      Compreende o que escreve?
10-  Conhece números até quanto?
11-  Relaciona numero / quantidade?
12-  Quais as operações e conceitos matemáticos o aluno conhece?
13-   Conhece cores?


Clique aqui para baixar o modelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário